Neste artigo, você vai entender o que é chargeback e citaremos alguns exemplos de como ele pode ocorrer e como evitá-lo.
Afinal, o que é chargeback?
O chargeback é quando o cliente solicita diretamente a operadora do cartão uma reversão ao pagamento, sendo esse no débito ou no crédito, quando alega desconhecer a origem da cobrança realizada ou duplicação.
Criado pelos bancos com a intenção de proteger os consumidores no caso principalmente de compras online, onde não há necessidade de autenticação através de senha, sendo assim o cliente pode solicitar o cancelamento da compra. Porém em algumas situações, essa solicitação é feita de maneira fraudulenta, o que acaba gerando uma série de prejuízos aos donos dos estabelecimentos e comércios que na maioria das vezes já fez o envio do produto, ou o cliente utilizou o ingresso, com isso eles arcam com as despesas sem receber o valor devido. O cliente também pode solicitá-lo agindo de má fé com relação às políticas de compra do site, que geralmente estabelecem um termo de cancelamento.
Qual a diferença entre reembolso, estorno e chargeback?
Apesar dessas três modalidades de cancelamento tratarem da devolução do valor pago pelo cliente, elas não são a mesma coisa.
O reembolso é a forma mais simples de se fazer a devolução, é quando por algum motivo cabível o vendedor devolve o valor pago ao cliente diretamente, sem intermediários.
Já o estorno, é quando se é feito um cancelamento na transação, por isso envolve-se a operadora do cartão. Neste caso, o vendedor devolve o dinheiro para o cliente por meio da sua plataforma de pagamentos, ou seja, esse valor é creditado ao limite do cartão novamente.
Quando é solicitado o chargeback, o autorizador (banco/cartão) solicita a operadora (gateway/meio por qual foi cobrado) a retenção do valor cobrado. Isso gera uma espécie de “congelamento” do valor na conta bancária (caso não exista o valor, gerará uma dívida), até que se tenha a finalização da contestação, que caso seja finalizada dando razão ao cliente gera realmente o chargeback. Se não for considerada válida, o valor continua com o vendedor.
Quais os motivos para chargeback?
Listamos abaixo os principais motivos que podem gerar um chargeback, que conforme citado anteriormente é feito diretamente entre o cliente e a operadora do cartão.
- Fraudes;
- Produtos com defeito;
- Mercadorias não recebidas no prazo;
- Erros de cobrança ou de pagamento;
- Extravios do pedido;
- Compras não autorizadas.
E tem como evitar o chargeback?
A principal forma de evitar esse tipo de transtorno é buscar um parceiro para a sua venda online que consiga entender melhor esse tipo de transação e busque alternativas para minimizá-las ao máximo.
Na FrameTicket buscamos a melhor solução para o nosso cliente, por isso, confira abaixo uma funcionalidade do nosso sistema que podem te ajudar com relação a esse assunto:
– Informação de disputas de chargeback no painel dos eventos/unidades de negócio e no balanço geral do borderô.
A disputa de chargeback é um pedido aprovado que é contestado pelo cliente junto a operadora, neste momento o valor em questão é bloqueado na conta do gateway. O processo de disputa requer apresentação de provas ao gateway da prestação do serviço que foi vendido, com isso, se tem o resultado final que será um estorno ou a liberação do dinheiro na conta.
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