O que é chargeback e como evitá-lo

Neste artigo, você vai entender o que é chargeback e citaremos alguns exemplos de como ele pode ocorrer e como evitá-lo.

Afinal, o que é chargeback?

O chargeback é quando o cliente solicita diretamente a operadora do cartão uma reversão ao pagamento, sendo esse no débito ou no crédito, quando alega desconhecer a origem da cobrança realizada ou duplicação.

Criado pelos bancos com a intenção de proteger os consumidores no caso principalmente de compras online, onde não há necessidade de autenticação através de senha, sendo assim o cliente pode solicitar o cancelamento da compra. Porém em algumas situações, essa solicitação é feita de maneira fraudulenta, o que acaba gerando uma série de prejuízos aos donos dos estabelecimentos e comércios que na maioria das vezes já fez o envio do produto, ou o cliente utilizou o ingresso, com isso eles arcam com as despesas sem receber o valor devido. O cliente também pode solicitá-lo agindo de má fé com relação às políticas de compra do site, que geralmente estabelecem um termo de cancelamento.

Qual a diferença entre reembolso, estorno e chargeback?

Apesar dessas três modalidades de cancelamento tratarem da devolução do valor pago pelo cliente, elas não são a mesma coisa.

O reembolso é a forma mais simples de se fazer a devolução, é quando por algum motivo cabível o vendedor devolve o valor pago ao cliente diretamente, sem intermediários.

Já o estorno, é quando se é feito um cancelamento na transação, por isso envolve-se a operadora do cartão. Neste caso, o vendedor devolve o dinheiro para o cliente por meio da sua plataforma de pagamentos, ou seja, esse valor é creditado ao limite do cartão novamente.

Quando é solicitado o chargeback, o autorizador (banco/cartão) solicita a operadora (gateway/meio por qual foi cobrado) a retenção do valor cobrado. Isso gera uma espécie de “congelamento” do valor na conta bancária (caso não exista o valor, gerará uma dívida), até que se tenha a finalização da contestação, que caso seja finalizada dando razão ao cliente gera realmente o chargeback. Se não for considerada válida, o valor continua com o vendedor.

Quais os motivos para chargeback?

Listamos abaixo os principais motivos que podem gerar um chargeback, que conforme citado anteriormente é feito diretamente entre o cliente e a operadora do cartão.

  • Fraudes;
  • Produtos com defeito;
  • Mercadorias não recebidas no prazo;
  • Erros de cobrança ou de pagamento;
  • Extravios do pedido;
  • Compras não autorizadas.

E tem como evitar o chargeback?

A principal forma de evitar esse tipo de transtorno é buscar um parceiro para a sua venda online que consiga entender melhor esse tipo de transação e busque alternativas para minimizá-las ao máximo.

Na FrameTicket buscamos a melhor solução para o nosso cliente, por isso, confira abaixo uma funcionalidade do nosso sistema que podem te ajudar com relação a esse assunto:

– Informação de disputas de chargeback no painel dos eventos/unidades de negócio e no balanço geral do borderô.

A disputa de chargeback é um pedido aprovado que é contestado pelo cliente junto a operadora, neste momento o valor em questão é bloqueado na conta do gateway. O processo de disputa requer apresentação de provas ao gateway da prestação do serviço que foi vendido, com isso, se tem o resultado final que será um estorno ou a liberação do dinheiro na conta.

Busque uma plataforma que te ajude realmente a ganhar dinheiro, entre em contato conosco e conheça melhor os nossos diferenciais.