Gatilhos Mentais: O que são e como utilizar para melhorar suas vendas

Os gatilhos mentais para vendas podem ser uma poderosa técnica para persuadir seu público. Ao utilizar essa estratégia, é possível acelerar a decisão de compra dos seus consumidores, impulsionando suas vendas.

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são mecanismos utilizados para facilitar nossas decisões, especialmente quando estamos cansados demais para parar e pensar sobre elas. Dessa forma, eles atuam como um despertador de emoções, resgatando sensações ancoradas a determinados termos e indicando automaticamente qual seria a melhor reação a partir do histórico da sua memória, como por exemplo, piscar os olhos, ir ou não ao banheiro, beber água quando se está com sede, dentre outros. 

E é exatamente essa lógica que os gatilhos mentais para vendas seguem, uma vez que eles são utilizados justamente para que uma compra seja estimulada a ser feita.

Com base nisso, abordagens persuasivas são desenvolvidas para que uma venda seja efetuada com sucesso 一 ou seja, gatilhos mentais.

8 gatilhos mentais para vendas online

Está pronto para utilizar a técnica dos gatilhos para vender mais? Conheça 8 gatilhos mentais para vendas e aprenda como você pode aplicá-los no seu negócio.

1 – Gatilho de autoridade

Mostrar que você é uma referência no mercado faz com que os consumidores confiem mais no seu negócio e comprem mais com você. Dessa maneira, a autoridade é um gatilho mental fundamental para passar credibilidade e confiança para o público.

A principal forma de gerar autoridade é por meio da produção de conteúdos relevantes e de qualidade sobre assuntos relacionados à sua área de atuação. Para isso, você pode investir em diferentes formatos e canais, como artigos para blog, vídeos no YouTube e posts nas redes sociais.

O importante é posicionar o seu negócio como autoridade do seu nicho, falando sobre tendências do mercado e oferecendo dicas e explicações sobre o uso dos seus produtos, por exemplo.

Exemplos muito comuns de como as empresas utilizam o gatilho da autoridade para vender são: exibindo seus prêmios, certificações e resultados positivos; se posicionando como referência em determinado assunto ao oferecer cursos e certificações sobre este tema; ou “emprestando” a autoridade de outras empresas ou figuras públicas, como artistas e influenciadores. 

Anitta é garota propaganda do Ifood

2 – Gatilho de História

Para facilitar a comunicação e engajar o seu cliente, é sempre válido usar o gatilho da História. Com ele, você faz o seu público se conectar com a sua mensagem por meio de uma história.

Uma situação cotidiana, um conto, algum acontecimento. Tudo isso pode ser usado (junto de outros gatilhos mentais) para gerar empatia no seu cliente.

Um exemplo é o nosso cliente, o Parque Temático Mundo a Vapor em Canela no Rio Grande do Sul, eles contam uma história real sobre a fundação do parque e criação própria das réplicas das máquinas que tem expostas, além da fachada ser a reprodução de um acidente que aconteceu em Paris no ano de 1895.

Parque Temático Mundo a Vapor – Canela/RS

3 – Gatilho de Reciprocidade

O gatilho mental da reciprocidade parte do princípio que as pessoas tendem a retribuir o que recebem. Estratégias de marketing que trabalham com esse gatilho emocional tem como objetivo criar conexões com os consumidores.

Para colocar esse gatilho em prática é necessário oferecer vantagens que façam sentido para o seu público-alvo, como uma amostra grátis de um novo produto, por exemplo. Ao conceder esse benefício, maiores são as chances das pessoas agraciadas fazerem novas compras, interagirem com a marca ou serem fidelizadas.

Confira algumas formas de trabalhar o gatilho da reciprocidade:

  • Oferecer amostras grátis
  • Cupons de desconto em datas especiais, como o aniversário do cliente
  • Degustação temporária de planos e serviços premium (ideal para clubes de assinaturas)

Abaixo alguns clientes nossos que oferecem entrada grátis nos parques no dia do aniversário. (Confira o regulamento para a utilização destas ofertas nas páginas oficiais)

Mundo a Vapor
Alles Park
FG Big Wheel

4 – Gatilho de Novidade

Quem não gosta de novidade, não é mesmo? Basta pensar no tanto de pessoas que desejam ter o último modelo de um smartphone da marca X ou Y. Não é à toa que a palavra “lançamento” ou “novidade” tem tanto poder comercial. Sentir que você é uma das primeiras pessoas a ter ou experimentar alguma coisa gera certa satisfação.

Esse gatilho pode ser otimizado quando você explora seu potencial combinado com a curiosidade e a surpresa. Por isso, liberar informações estimulantes antes de um lançamento, criando certo suspense e expectativa, pode elevar muito suas chances de convencer o cliente. A ideia é fazer teasers que ajudem a tornar o produto mais conhecido, sempre de maneira gradual.

Apple no Twitter sobre o lançamento do novo Iphone 14

5 – Gatilho de Urgência

Para utilizar o gatilho mental da urgência, é importante determinar um limite de tempo para se fazer a compra. Essa estratégia é muito usada em promoções relâmpago, com o uso de um cronômetro regressivo e chamadas como “Compre já!” e “Oferta por tempo limitado!”.

Alguns argumentos que você pode usar:

  • Último dia para comprar com desconto
  • Só mais X horas para aproveitar
  • Só hoje! 
  • Só pra quem comprar agora!

Você deve ser verdadeiro ao aplicar esse gatilho mental. Se você anunciar o tempo de promoção, seu cliente realizar a compra e depois notar que o relógio continua com a mesma marcação de tempo, ele também perderá a confiança na sua loja.

Shopee tem cronômetros e ofertas selecionadas por horários 

6 – Gatilho de Escassez

Diferente do gatilho de Urgência, a Escassez está ligada à quantidade dos produtos e não ao tempo. 

Alguns argumentos que você pode usar:

  • Últimas unidades 
  • Somente mais X 
  • Frete grátis apenas para os X primeiros pedidos
  • Vagas limitadas

Esse recurso é o que move a maior parte das queimas de estoque e liquidações, tanto no mundo físico, quanto no Ecommerce. Ao ver que aquelas peças estão em promoção e que talvez ele não volte a ter a chance de comprar o produto em uma condição especial, o cliente fica muito mais inclinado a comprar.

Reservas de hotéis no Booking

7 – Gatilho de Prova Social

As pessoas são fortemente influenciadas pela opinião das outras. Na hora de comprar algum produto, é muito comum que os consumidores busquem o feedback de quem já comprou na mesma loja. Por isso, um dos principais gatilhos mentais para vendas é o da prova social.

Esse gatilho baseia-se justamente no princípio de mostrar ao público que a sua loja tem a aprovação de outros compradores. Ver depoimentos de clientes satisfeitos transmite confiança para os novos consumidores, influenciando-os a comprarem no seu e-commerce.

Dicas para usar os gatilhos de prova e prova social:

  • Use depoimentos de clientes.
  • Mostre dados sobre o índice de satisfação dos seus clientes
  • Fale quantas pessoas já compraram com você.

Depoimentos de clientes sobre o Tour du Vin

8 – Gatilho de Curiosidade

O ser humano é, por natureza, bastante curioso. Quando você oferece um segredo ao seu público, há grandes chances de que ele, no mínimo, se interesse em ouvir o que você tem a dizer.

Com um texto misterioso, o público se vê quase “obrigado” a descobrir qual é o tal segredo que foi dito anteriormente.

Para ativar esse gatilho, você deve usar títulos e assuntos chamativos, de preferência com as seguintes frases ou frases parecidas:

  • Pouco conhecido
  • Informação restrita
  • O verdadeiro motivo
  • Poucas pessoas têm acesso
  • A verdade que ninguém nunca contou

Exemplo: Post do blog – 9 motivos para vender ingressos online

E agora, quais gatilhos usar?

Antes de mais nada, entenda uma coisa: você não precisa escolher apenas um. A melhor forma de usá-los é variar e escolher com base no seu objetivo.

Por exemplo: ao fazer uma queima de estoque, o recurso de Escassez é muito interessante, mas nada te impede de também utilizar a Urgência também.

Agora que você sabe como usar os gatilhos mentais para vendas, está na hora de aplicá-los nas suas estratégias. Essa pode ser uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas do seu negócio.

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